Hoje estava a almoçar enquanto via o Primeiro Jornal na SIC, quando começo a ouvir uma notícia sobre as reformas...
Ora bem, actualmente para uma pessoa se reformar tem de ter 65 anos (a menos que se reforme por invalidez), o que eu já acho tarde! Então agora, querem que as pessoas se reformem aos 67 anos, o que eu acho completamente absurdo!
Absurdo, não só pela questão das pessoas já não terem paciência para trabalhar, e pela questão dos jovens. Se as pessoas ficarem a trabalhar até a essa idade, claramente, vão estar a "ocupar" lugares que poderiam ser ocupados por jovens adultos... Não acho que seja correcto para as pessoas mais velhas (que querem é estar descansadas em casa/ a brincar com os netos/ a gozar a sua reforma) nem para os jovens adultos (que querem arranjar o seu primeiro emprego e fazer a sua vidinha).
Eu, muito sinceramente, acho que não terei paciência para trabalhar até aos 67 anos e também acho que a maioria dos portugueses também não a tem e muito possivelmente, quando chegar a altura de eu me reformar (que já nem devo ter
direito a reforma) eles já vão querem que as pessoas trabalhem até
morrer.
As pessoas com essa idade já começaram a perder capacidades, já não têm a mesma paciência nem a mesma destreza... por exemplo os professores, acham que terão paciência para aturar os alunos? Ou os polícias, acham que conseguem correr atrás de um assaltante? Um médico, terá as mesmas capacidades de operar/tratar um paciente? Um bancário, uma pessoa que ande nos camiões do lixo, etc... enfim, podia dar tantos exemplos de profissões que nunca mais acabava!
Quantos aos jovens adultos, acho que também vão ser prejudicados com estas novas medidas. O que é certo, é que em vários sítios/trabalhos pedem que a pessoa tenha x anos de experiência, mas como é óbvio, sem nunca darem uma oportunidade trabalho às pessoas, elas nunca irão ganhar a que é experiência pedida. E com o factor das reformas, a busca de trabalho fica muito mais dificultada.
Resumindo e concluindo, acho que é um absurdo!
Concordo com tudo! Daqui a pouco, reformam-se aos 70! As pessoas perdem capacidades e a própria terceira idade é para desfrutar, não para cansar um corpo já cansado em demasia. E essa da experiencia... é do mais contraditório que há! Se querem experiencia, ela tem de nos ser possibilitada por alguém, certo? Esta sociedade anda louca...
ResponderEliminarEssa da experiência é algo que me tira do sério... compreendo que seja melhor uma pessoa com experiência, mas nunca ninguém der a oportunidade, dificilmente alguém ganhará experiência.
EliminarNas ofertas de emprego que tenho visto para a minha futura profissão, na maioria os casos, pedem dois/três anos de experiência.
Nos concursos escolares não há nada em relação à experiência, por isso por aí não há problema nenhum. E fazendo estágios profissionais também acabam por gostar de nós e contratar-nos se houverem vagas, por isso também temos forma de entrar em sítios que não escolas
ResponderEliminar