quarta-feira, 25 de maio de 2011

Apenas isto ...

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

(...)

Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Génio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho genios como eu,
E a história não marcará, quem sabe?, nem um,
Nem haverá senão estrume de tantas conquistas futuras.
Não, não creio em mim.
Em todos os manicómios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?
Não, nem em mim...
(...)
O mundo é para quem nasce para o conquistar
E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.
Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez.
Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo,
Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.
Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda,
Ainda que não more nela;
Serei sempre o que não nasceu para isso;
Serei sempre só o que tinha qualidades;
Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta
E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira,
E ouviu a voz de Deus num poço tapado.
Crer em mim? Não, nem em nada.
Derrame-me a Natureza sobre a cabeça ardente
O seu sol, a sua chuva, o vento que me acha o cabelo,
E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha.
(...)"

Álvaro de Campos, Tabacaria

Estes excertos do poema dizem muito... Sinto que me "pertencem", podiam ter sido escritos por mim, ou por qualquer outra pessoa que se sentisse desta forma...
Tantas vezes vejo na televisão, pessoas inseguras a confessarem isso mesmo, a dizerem que são assim por x e por y, e que tem medo de a e de b... e por incrível que pareça, tenho sempre alguém ao pé de mim quando vejo essas coisas, e o comentário que fizeram da última vez que isto aconteceu foi, "Olha! É como tu!". Sei que não o dizem por mal, sei que o dizem para meu bem, para ver se "acordo"! Uma amiga, há pouco tempo disse-me "O que os rapazes menos gostam numa rapariga, é o facto de elas serem inseguras!". Sei de tudo isso, mas é-me difícil seguir em frente, devo ter bloqueios emocionais ou coisa assim, como dizia a professora de psicologia, e acredito que os tenha, e acredito também que só depois de eu os conseguir ultrapassar é que serei uma pessoa mais confiante e segura de si.
Até lá, agradeço todo o apoio e tentarei fazer melhor!

1 comentário:

  1. Gostei particularmente da parte da amiga :P E do poema, claro, que Pessoa é sempre Pessoa e não há melhor.

    Eu acredito que vais conseguir mudar, já mudaste muito desde que te conheci. Vou continuar a tentar ajudar com cada bocadinho, como fiz até agora, e pouco a pouco vais ganhar confiança, eu sei que sim.

    Também gosto imenso de ti, nada a fazer. <3

    ResponderEliminar