Este mês tive novamente estágio, dois dias (dia 8 e 10), desta vez no Hospital de Cascais. Estagiei com outra colega minha e a Terapeuta acabou o curso o ano passado lá na faculdade (apesar de já ter os seus trinta e tal anos). A Terapeuta foi super simpática, explicou tudo o que havia para explicar. Observei coisas "fantásticas"!
O estágio era na área de Perturbações da Voz e na área de Perturbações Adquiridas da Linguagem (PAL). Acabei por não ver nada de PAL, apenas uma avaliação informal. Vi vários casos de Voz, gostei! Uma senhora com disfonia, outra com uma parésia da prega vocal, uma rapariga que tinha tirado nódulos das pregas vocais, um senhor laringectomizado... Também vi dois senhores que tinham disartria e um senhor que tinha apenas metade da língua (quando estes senhores chegaram para fazer terapia tinham um discurso inteligível). Vi um bebé com problemas de motricidade oro-facial e também fui à Neonatologia, ver um bebé com quinze dias que tinha problemas de deglutição.
Vi casos que nunca tinha visto e pude perceber que em contexto hospitalar é constante o trabalho em várias áreas da Terapia da Fala, isto também porque só existe aquela Terapeuta no hospital.
As instalações eram bastante boas, as pessoas eram simpáticas, sempre disponíveis para ajudar, os eram pacientes super bem-dispostos.
Foi um estágio muito, mas mesmo muito bom! Adorei!
Não tarda muito serás tu a ter os teus pacientes e a fazer a diferença.
ResponderEliminarÉ verdade! Para o ano tenho estágio durante um semestre inteiro e já vou começar a intervir.
EliminarEstou com medo, mas ao mesmo tempo estou super ansiosa. (: