Finalmente consegui estagiar na área que até agora me capta mais a atenção: VOZ.
O único senão deste estágio, foi o facto de não estar propriamente a estagiar... foi mais trabalhar. Não vi nenhuma sessão, o que teria sido óptimo para conseguir perceber se realmente gosto desta área ou não. Confesso que não foi mau de todo, gostei bastante do estágio!
Esta foi a semana Mundial da Voz e como tal, o hospital onde estagiei, fez um rastreio gratuito durante esta semana.
O local de estágio foi o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Gostei do local, gostei das educadoras clínicas, gostei dos médicos, gostei de conviver com os meus colegas estagiários. A nossa tarefa era fazer um questionário às pessoas inscritas no rastreio, para depois serem chamadas pelo médico para lhe fazer o exame. Primeiro tivemos oportunidade de ver como se fazia o questionário, a partir daí ficámos por conta própria. Tivemos que nos desenrascar e por vezes "aturar" coisas não muito agradáveis por parte de alguns funcionários.
Foram apenas dois dias de estágio, seis horas, um total de doze horas. Foi cansativo, andar toda a manhã de um lado para o outro, sem tempo para paragens para ir à casa-de-banho ou para beber um copo de água ou para comer, sempre a falar, a chamar as pessoas, a encaminha-las para a sala e fazer-lhes o questionário, a pedir-lhes para aguardarem a chamada do médico, a ouvir algumas queixas da longa espera ou de alguns problemas pessoais... mas sem dúvida que foi gratificante. Foi gratificante falar com todas aquelas pessoas, de sentir que elas confiavam e que estavam ali de livre vontade, a querer saber mais sobre a sua voz, querer saber se estava tudo bem com elas. Falar com todas aquelas pessoas, principalmente com pessoas de mais idade, e no final do questionário receber um grande sorriso ou uma palavra simpática, soube super bem! Acho que toda a gente deveria ter um dia assim, a interagir com as pessoas, a "trabalhar por conta própria", a ter de se desenrascar.
Ainda consegui ver alguns exames, mais precisamente videolaringoescopias. Adorei ver, é algo fascinante! Ver as cordas/pregas vocais das pessoas a mexer de forma normal, ali todas bonitinhas, é algo fantástico! Confesso que gostaria de ter visto algum exame com um problema, para ver como é, qual é o aspecto real. Infelizmente ou felizmente, dependendo do ponto de vista, não vi nada de anormal.
Adorava poder repetir o local de estágio, e ter oportunidade de assistir
a sessões para ficar com uma ideia mais precisa de como trabalhar a
voz.
Mas de qualquer maneira o estágio foi muito bom, se me pedissem voltava a fazer tudo de novo!
Sem comentários:
Enviar um comentário