Se há coisas que me tiram do sério é quando estou a
conversar com alguém e começamos a ter aquela espécie de “discussão” e a pessoa
começar a falar agressivamente porque acha que tem razão.
A troca de ideias sobre determinado assunto, concordo e
acho que até é bom! Mas quando começa a haver aquela troca de argumentos sobre
o tal assunto e a pessoa começa a falar agressivamente porque ela é que tem de
ter a razão mesmo que não tenha… Odeio!
Já várias vezes me aconteceu isto! Estou eu muito bem a
conversa com pessoa x sobre qualquer coisa, dou a minha opinião e a pessoa diz
que não é assim, quanto eu tenho certeza absoluta que é daquela maneira!
Irrita-me profundamente! Eu até mudo de cor!
Já me aconteceu uma destas situações com a minha mãe… Eu
dizia que uma rapariga que estava no papel principal de uma novela já tinha
feito outra novela antes e ela teimava comigo que não era a mesma pessoa. Teimou
uma ou duas vezes seguidas até que eu a deixei a falar sozinha. No dia seguinte
diz-me: “Tinhas razão, é a mesma rapariga!”.
Ou então algo deste género (totalmente fictício):
Eu: “Olha, fui ali
ao Shopping e há uma loja assim que se chama tal e vende roupa.”
Pessoa: “Não é
nada, é assim e assado!”
Eu: “Eu já lá
estive e sei que é assim.”
Pessoa: “Não é
nada!”
Aiiii, que nervos que isso me dá! Não é querer ser dona
da razão, nem querer sempre ser a pessoa que está certa, nada disso! Quando não
sei do que falo, normalmente, calo-me e oiço o que os outros têm a dizer! Às
vezes também penso que tenho razão e não tenho, mas quando percebo isso calo-me
automaticamente e digo à pessoa: “Tens razão…”, e a conversa acaba ali.
Agora quando eu falo de alguma coisa, e afirmo algo sobre
essa coisa, garanto que é porque tenho (bastantes) certezas do que estou a
dizer! Quando não tenho a certeza calo-me, e acreditem que eu sou muito boa a
ficar calada e a guardar a opinião para mim. Agora quando eu tenho certezas e a
pessoa teima comigo que não é…. Fico passada e só me apetece bater na pessoa ou
manda-la ir dar uma volta ao bilhar grande!
Epá não aguento mesmo.
ResponderEliminarÉ isso, quando abro a boca é por saber que é exactamente como estou a dizer, se não tiver a certeza começo logo por deixar claro que é o que ACHO e que não sei bem se é assim.
Mas há quem goste de afirmar grandes certezas e depois só mete argoladas --'
Sim... é sempre importante frisar o ACHO!
EliminarIsso das certezas é relativo. Porque a pessoa que está a teimar contigo, também acha que tem razão. O que me incomoda é a parte da agressividade. Detesto gente que acha que uma ideia se defende com decibeis fortes.
ResponderEliminarVendo por esse lado, tens razão.
EliminarMas neste caso queira mesmo referir-me àquelas pessoas que têm de ter sempre razão e a última palavra da conversa mesmo que lá no fundo saibam que não têm razão nenhuma e que são incapazes de admitir que estão erradas mesmo quando sabem que estão!
Já me aconteceram várias situações... muitas vezes eu estive em determinado lugar/estive por dentro da situação e a pessoa teima comigo que é o oposto porque ouviu não sei onde que era de maneira diferente.