quarta-feira, 11 de abril de 2012

Razão

Apeteceu-me escrever sobre a razão, mais precisamente no campo das conversas onde alguém a tem ou não.
Se há coisas que me tiram do sério é quando estou a conversar com alguém e começamos a ter aquela espécie de “discussão” e a pessoa começar a falar agressivamente porque acha que tem razão.
A troca de ideias sobre determinado assunto, concordo e acho que até é bom! Mas quando começa a haver aquela troca de argumentos sobre o tal assunto e a pessoa começa a falar agressivamente porque ela é que tem de ter a razão mesmo que não tenha… Odeio!
Já várias vezes me aconteceu isto! Estou eu muito bem a conversa com pessoa x sobre qualquer coisa, dou a minha opinião e a pessoa diz que não é assim, quanto eu tenho certeza absoluta que é daquela maneira! Irrita-me profundamente! Eu até mudo de cor!
Já me aconteceu uma destas situações com a minha mãe… Eu dizia que uma rapariga que estava no papel principal de uma novela já tinha feito outra novela antes e ela teimava comigo que não era a mesma pessoa. Teimou uma ou duas vezes seguidas até que eu a deixei a falar sozinha. No dia seguinte diz-me: “Tinhas razão, é a mesma rapariga!”.
Ou então algo deste género (totalmente fictício):
Eu: “Olha, fui ali ao Shopping e há uma loja assim que se chama tal e vende roupa.”
Pessoa: “Não é nada, é assim e assado!”
Eu: “Eu já lá estive e sei que é assim.”
Pessoa: “Não é nada!”
Aiiii, que nervos que isso me dá! Não é querer ser dona da razão, nem querer sempre ser a pessoa que está certa, nada disso! Quando não sei do que falo, normalmente, calo-me e oiço o que os outros têm a dizer! Às vezes também penso que tenho razão e não tenho, mas quando percebo isso calo-me automaticamente e digo à pessoa: “Tens razão…”, e a conversa acaba ali.
Agora quando eu falo de alguma coisa, e afirmo algo sobre essa coisa, garanto que é porque tenho (bastantes) certezas do que estou a dizer! Quando não tenho a certeza calo-me, e acreditem que eu sou muito boa a ficar calada e a guardar a opinião para mim. Agora quando eu tenho certezas e a pessoa teima comigo que não é…. Fico passada e só me apetece bater na pessoa ou manda-la ir dar uma volta ao bilhar grande!

4 comentários:

  1. Epá não aguento mesmo.
    É isso, quando abro a boca é por saber que é exactamente como estou a dizer, se não tiver a certeza começo logo por deixar claro que é o que ACHO e que não sei bem se é assim.
    Mas há quem goste de afirmar grandes certezas e depois só mete argoladas --'

    ResponderEliminar
  2. Isso das certezas é relativo. Porque a pessoa que está a teimar contigo, também acha que tem razão. O que me incomoda é a parte da agressividade. Detesto gente que acha que uma ideia se defende com decibeis fortes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendo por esse lado, tens razão.
      Mas neste caso queira mesmo referir-me àquelas pessoas que têm de ter sempre razão e a última palavra da conversa mesmo que lá no fundo saibam que não têm razão nenhuma e que são incapazes de admitir que estão erradas mesmo quando sabem que estão!
      Já me aconteceram várias situações... muitas vezes eu estive em determinado lugar/estive por dentro da situação e a pessoa teima comigo que é o oposto porque ouviu não sei onde que era de maneira diferente.

      Eliminar