segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

20


Já estou a começar a pensar como a I.! Daqui a três meses, faço anos… faço 20 anos. Este supostamente é/foi o meu último ano de adolescente!
A partir dos vinte já se espera outro tipo de comportamento, já se espera que sejamos responsáveis e que não façamos as supostas loucuras da adolescência, e o “problema” prende-se precisamente por aí… as loucuras da adolescência! Eu, praticamente nunca, ou arrisco-me mesmo a dizer, nunca fiz loucuras!
Costumam dizer que os adolescentes são irresponsáveis em certos campos, e que adoram sair, ser rebeldes, namorar muito e apaixonar-se ainda mais vezes, e etc, etc…
Eu durante toda a minha adolescência pouco sai, rebelde nunca fui, namorar muito menos, apaixonar-me só por rapazes estúpidos e que nada viam em mim!
Nunca apanhei uma bebedeira (e sinceramente acho que essa parte é totalmente dispensável, e acho que se pode ter uma adolescência feliz sem se passar por isso), não fui à viagem de finalistas (organizei uma com algumas colegas, foi giro, mas faltou ali qualquer coisa), fui ao baile de finalistas sem par (e odiei), enfim… uma série de coisas que se “espera” que sejam vividas nesse período complicado da vida, coisas que eu não fiz!
Sempre fui o tipo de adolescente calma (se é que isso existe), sempre preferi ficar em casa nos fins-de-semana (muitas vezes era mais por falta de convites para fazer alguma coisa), quando queria ir a algum lado perguntava à minha mãe e ao meu pai (e só comecei a “sair” mais quando deixei de morar com o meu pai), pedia conselhos à minha irmã sobre isto e aquilo (ainda hoje o faço), até hoje só estive com dois rapazes (e não passou de amassos/beijos, e não digo que gostaria que tivessem sido mais porque não gostava) … sempre fui atinada, muitas vezes mais do que devia, acho.
Gostava de ter feito mais coisas, de me ter divertido mais, de ter feito (quase) tudo aquilo que era esperado!
Sinto que o prazo está a terminar… sinto que daqui para a frente vou ter de me comportar (como sempre o fiz), que vou ter de pôr de parte algumas coisas, que vai ficar “mal” querer sair muitas vezes… Acho que a adolescência se “prolonga” até aos 25/26 anos, mas é diferente! Se calhar em vez de se ir para a discoteca duas/três vezes por mês, vai-se uma vez por mês… em vez de se ir todas as sextas/sabádos a um bar, vai-se duas vezes… Começamos a deixar de fazer determinadas coisas, começamos a ser mais responsáveis!
Eu, à partida, daqui a dois anos e pouco, quando tiver os meus 22 anos, vou ter a minha licenciatura terminada e espero começar a trabalhar antes de fazer os 23, ou seja, não vou ter tempo (nem paciência, muito provavelmente) para sair!
Mas tenho medo, muito medo mesmo, de no futuro querer viver todas essas coisas! Viver essas coisas “fora de horas”!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não propriamente... mas sinto que estou a "perder" algumas coisas!

      Eliminar
  2. Dizes várias vezes uma coisa importante - "nunca fiz o que era esperado".
    A razão para não estares feliz é exactamente essa. Vives triste e arrependida por achares que é esperada alguma coisa de ti. Dizes que preferias fazer certas coisas (como ficar em casa em vez de sair) e logo a seguir dizes que gostavas de te ter divertido mais. Estás a ver a contradição?
    Não podes estar à espera de ser aquilo que os adolescentes padrão são, deves fazer aquilo que te dá prazer A TI.
    Eu viajei, bebi muito, namorei ainda mais, e estou feliz com tudo isso mas mesmo assim acho que a chegada dos 20 é assustadora. Ainda assim quero continuar a sair, e acho que vou sair imenso mesmo quando trabalhar (bem mais que agora).
    Trata-se de pensares o que queres para ti, e se forem coisas diferentes do que até agora... faz-te a isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, tenho de fazer aquilo que me faz feliz e não fazer apenas porque os outros fazem/fizeram! Se há coisas que não quero ser é um "Maria vai com as outras"!
      Sim, é verdade... se quero algo diferente tenho de fazer por isso. Tenho de trabalhar nisso :P

      Eliminar
  3. Não percebo nem um pouco este pensamento! A minha mãe tem 42 anos e sai aos fins-de-semana para beber umas cervejinhas com as amigas. Porque raio tens de sair menos quando fazes 20 anos?? Não são 70! Não estou mesmo a perceber! Estás na universidade, isso só por si é um incentivo á loucura (nem que tenhas 30 anos!). O espírito é que comanda a vida. M, se com 19 anos já pensas como uma idosa, avinha-se-te um futuro muito triste.

    ResponderEliminar